Sócio Sênior
Rio de Janeiro
(+55 21) 3993 3605
Formação Acadêmica
Mestrado em Direito Comercial – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010)
Pós-graduação em Finanças – Ibmec-RJ (2002)
Graduação em Direito – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997)
Áreas de Atuação
Idiomas
Português, Inglês e Espanhol
Paulo Eduardo Penna é advogado desde 1998 e sócio fundador de Novotny, Ney, Saldanha, Penna, Ponte, Vianna & Corrêa Advogados, com vasta experiência em diversas áreas do direito empresarial.
Atende uma extensa gama de clientes nacionais e internacionais, incluindo sociedades de grande, médio e pequeno porte, companhias abertas, fundos de investimento, fundos de private equity e venture capital, investidores estratégicos e institucionais, startups e pessoas físicas.
Paulo assessora seus clientes em direito societário de forma abrangente, com atuação na estruturação e reorganização de sociedades e consórcios, em temas de governança corporativa e no aconselhamento estratégico e cotidiano de sociedades empresariais. Atua com investimentos estrangeiros no Brasil, prestando a mais ampla assessoria jurídica a investidores estrangeiros interessados em investir ou operar no país. Também auxilia clientes nacionais em operações e investimentos no exterior.
Um dos seus focos de atuação é em operações de fusões e aquisições (M&A). Possui extensa experiência na coordenação de transações de M&A, tanto domésticas quanto internacionais, incluindo a negociação de contratos de compra e venda de empresas, acordos de acionistas e instrumentos de joint venture, entre outros, em diversos setores da economia, como tecnologia, mercado imobiliário, shopping centers, educação, saúde e mineração. Dedica-se ainda a operações de private equity e venture capital e nas várias questões regulatórias associadas a esse universo.
Tem sólida vivência em mercado de capitais, representando companhias abertas, investidores, fundos de investimento e agentes do mercado em uma ampla gama de questões, jurídicas e regulatórias, incluindo ofertas públicas e a emissão de títulos.
Também possui vasta experiência na negociação e assessoria nos mais variados contratos empresariais e de financiamentos. Sua prática jurídica inclui reestruturações societárias e recuperação de empresas, bem como reorganizações patrimoniais e planejamento sucessório.
Paulo vem sendo reconhecido como um dos advogados mais admirados do país por sua atuação em M&A, direito societário e direito empresarial, em rankings de publicações como a Chambers & Partners e a Leaders League.
É membro das Comissões de Mercado de Capitais e de Direito Empresarial da OAB-RJ, tendo integrado o Comitê de Regulamentação da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital – ABVCAP de 2015 a 2018.
Além da advocacia, Paulo tem intensa atividade acadêmica. É professor da Faculdade de Direito da PUC-Rio desde 2009, onde atualmente leciona as disciplinas de Contratos Empresariais e Fusões e Aquisições (M&A). É também palestrante em seminários e congressos, autor do livro “Alienação de Controle de Companhia Aberta” (Editora Quartier Latin, São Paulo, 2012) e de diversos artigos publicados em obras coletivas e revistas especializadas, entre os quais: “Oferta pública de aquisição de controle de companhias abertas”, publicado no livro Lei das S.A. em seus 40 anos; “Controle minoritário no Direito Brasileiro”, publicado no livro Direito Empresarial – Estudos Contemporâneos, do Grupo de Direito Empresarial da PUC-Rio; e “Preço contingente em operações de fusões e aquisições (M&A): a cláusula de earn-out”, publicado no livro Atualidades em Direito Societário e Mercado de Capitais – Volume II.
Pesquisa sobre o direito ao tag along no informe sobre o Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas
Outras Publicações
Corporate Governance In Brazil
Artigo
O Papel da Comissão de Valores Mobiliários na Alienação de Controle de Companhia Aberta
Artigo
Preço das Ações na Oferta Pública por Alienação de Controle de Companhia Aberta
Artigo
Preço Contingente em Operações de Fusões e Aquisições (M&A): A Cláusula de Earn-Out
Artigo
Luisa Shinzato de Pinhodez.2017
Controle Minoritário no Direito Brasileiro
Artigo
Opportunities in Brazil’s New Infrastructure Program
Artigo
Luisa Shinzato de Pinhomar.2017
Oferta Pública de Aquisição de Controle de Companhias Abertas
Artigo
Fechamento Branco de Capital e Oferta Pública de Aquisição de Ações por Aumento de Participação
Artigo
Investment Committees in Brazilian Private Equity Funds
Artigo
Alienação de Controle de Companhia Aberta
Artigo
Brazilian FIA-MAs: a New Option for Investments in Mid-Market Companies and Private Equity
Artigo
Private Equity Investments: Tax Advantages of Brazilian FIPs
Artigo
Paulo Pennaset.2014
Flexibility in Structuring M&A Transactions – the Earnout Provision
Artigo
Proposed Regulatory Changes to D&O Insurance in Brazil
Artigo
Understanding the Roles of Administrative and Investment Managers of Brazilian FIPs
Artigo
Structuring Exit Strategies in Private Equity Investments in Brazil: the BOVESPA MAIS Alternative
Artigo
O BOVESPA MAIS como alternativa de saída em investimentos de private equity
Artigo
Investment Adviser Regulation in Brazil
Artigo
Os Acionistas Minoritários e o Direito ao ‘tag along’
Artigo
RJ (+55 21) 3993 3601
Praia de Botafogo, 228
3º andar, Bl. A
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
22250-906
RJ (+55 21) 3747 1699
Rua da Quitanda, 86
2º andar
Centro, Rio de Janeiro
20091-902
SP (+55 11) 4550 2006
Rua Castilho, 392
18°andar
Brooklin, São Paulo, SP
04568-010
© 2021 Novotny Advogados